how to create a web page


Procura espetáculos incríveis? Conte connosco!
Já sabemos o que é que está a pensar: porquê contactar esta companhia e não outra qualquer? Até podíamos dizer que nove em cada dez pessoas que conhecem o nosso trabalho recomendam-no (a outra pessoa não diz nada porque é tímida), que os nossos atores são os melhores profissionais da área, que a nossa equipa de produção é do mais experiente e profissional que há... mas não vamos dizer nada disso. O que vamos dizer é que os nossos espetáculos são todos feitos com amor e carinho, porque Teatro à Solta não é o que fazemos, é o que somos!

O que é que faz desta uma equipa tão incrível?
Na verdade, uma série de coisas! Primeiro, todos adoramos o que fazemos. Com formação e experiência na área do Teatro e Cultura, já testámos e experimentámos o suficiente para sabermos exatamente o que queremos fazer e como queremos fazê-lo. Depois, queremos muito fazer Teatro (e comédia!) todos os dias, e o objetivo é mostrar o nosso trabalho ao maior número de pessoas possível. E provavelmente o mais importante: sabemos que o percurso nem sempre é fácil, mas que juntos vamos mais longe.
O Teatro não existe sem público, por isso contamos convosco para embarcar nesta aventura que é manter o Teatro à Solta!

Teatro à Solta em números:

15 CRIAÇÕES ORIGINAIS

Entre espetáculos, histórias de bolso, visitas encenadas e outras criações, contamos com 15 produções na lista. E já vêm mais a caminho.

266 APRESENTAÇÕES FEITAS

De escolas a ATLs, de feiras a festivais, em auditórios municipais ou na rua, o número continua a crescer.
E nós super felizes com isso!

20 000 ESPETADORES

Na verdade, até um pouco mais. Crianças, adultos, famílias, público escolar e em geral... todos são bem-vindos porque Teatro é para todos.

90 000 KM PERCORRIDOS

Isto de se percorrer o país de norte a sul tem muito que se lhe diga: são muitas horas de estrada, mas faríamos tudo de novo para levar o Teatro mais longe.

Equipa

Cristovão Carvalheiro

DIRETOR ARTÍSTICO | ATOR

Formado em Interpretação na Academia Contemporânea do Espetáculo (Porto). É ator desde 2009 e desenvolve o seu trabalho em cinema, publicidade e teatro. Pisou os palcos com o Teatro do Bolhão, Visões Úteis e TeatrEnsaio.

Jaqueline Figueiredo

ATRIZ | COMPOSITORA

Formou-se em produção cultural no Instituto Federal do Rio de Janeiro e em teatro na Escola Técnica Nu Espaço (RJ). No Brasil, de onde é natural, desenvolveu projetos ligados a teatro e cinema e em Portugal colaborou com a Atrapalharte e a Quinto Palco.

Maria Botas Ramalho

FORMADORA | ATRIZ

Licenciada em Teatro pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, trabalha a formação e a criação de workshops e oficinas de teatro desde 2019, com companhias como Te-Ato e Nariz Teatro (Leiria).

Marco Paiva

ATOR

Licenciado em Animação Cultural pela ESE de Viseu, foi ator em“Oxalá não demore muito ao céu cair para abraçar o fogo que nos consome“ e vários projetos nos Jardins Efémeros. Passou pela Banda Marcial de Nespereira e lecionou Formação Musical, Classe de Conjunto e Expressão Plástica e Dramática.

Susana Rodrigues

DRAMATURGA | PRODUTORA

Licenciada em Comunicação Social e Multimédia pelo Instituto Politécnico de Leiria, trabalhou em jornalismo e em publicidade e marketing antes de começar a escrever peças de Teatro - sobretudo comédias - para companhias como a Porta 27 (que co-fundou) e Atrapalharte, onde também foi produtora.

Tânia Catarino

ATRIZ | COMPOSITORA

Licenciou-se na ESE de Viseu e trabalhou em em teatro e cinema. Participou no FATAL, integrou o elenco de espetáculos como “Oxalá não demore muito ao céu cair para abraçar o fogo que nos consome“, participou em “Amor Impossível” e colaborou com a Atrapalharte em espetáculos para bebés e crianças.

Percurso

2020

> MAIO 2020 - QUAL PANDEMIA? Contrariando o bom senso, seguimos em frente e criámos um projeto nosso: desde então temos desenvolvido várias parcerias e criações sempre com o objetivo de criar novos públicos. Fazemos da comédia, do teatro e da cultura a nossa casa.

> OUTUBRO 2020 - TEATRO PEDAGÓGICO
Criamos dois espetáculos de teatro pedagógico dirigidos ao público escolar: Gaitas, Mantas e Chouriças para os mais novos e Na Língua de camões para 3º ciclo e secundário. E estreamos (orgulhosamente) com casa cheia!

2021

> MARÇO 2021 - TEATRO PARA A INFÂNCIA Estreia a apresentação inspirada num dos mais belos contos de fadas de sempre, criado para os mais pequeninos: A Gata Borralheira encanta miúdos e graúdos!

> JULHO 2021 - TEATRO DE RUA Tinta Fresca é um sucesso de verão, uma comédia com música, dança e muita animação! E para o elenco, mais um desafio superado: aprendemos a tocar chinelofone!

> DEZEMBRO 2021 - FELIZ NATAL! Estreamo-nos nas criações de Natal com Toma e Embrulha, uma história com elfos, presentes especiais... e a visita do pai natal!

2022

> MAIO 2022 - ANO INTERNACIONAL DO VIDRO Nascidos na capital do Vidro, nem podíamos deixar de assinalar este ano. Por isso, em co-produção com o município, criámos um conjunto de Visitas Encenadas ao Museu do Vidro e um espetáculo sobre a história do vidro e da Marinha Grande, Vidro e outros Rococós.

> SETEMBRO 2022 - ESPETÁCULO DE VARIEDADES Criamos o nosso primeiro espetáculo de bolso, um espetáculo de variedades com magia, malabarismo, malabarismo e muita diversão: assim é O Inacreditável Wonderlei.

> DEZEMBRO 2022 - HO! HO! HO!
 Tudo e mais um par de Botas ganha vida e torna-se a segunda produção de Natal à Solta, criada a partir de um conto dos Irmãos Grimm.

2023

> FEVEREIRO 2023 - PLANO NACIONAL DAS ARTES Criamos História(s) da Marinha Grande" com o 4º ano da EB da Comeira, no âmbito do projeto À Descoberta das 4 Cidades, em parceria com o PNA. E que divertido que foi!

> MARÇO 2023 - CRIAÇÕES DE BOLSO Estreamos um novo formato, mais prático e acessível, com o nosso Ratatices. Este espetáculo cabe numa mala e está pronto para viajar para qualquer lado!

> MAIO 2023 - VISITAS ENCENADAS EM POMBAL Continuamos a explorar museus de forma criativa e didática, com muita comédia à mistura, agora com A Melhor Visita do Mundo ao Museu Marquês de Pombal.

> SETEMBRO 2023 - MAIS VISITAS ENCENADAS NA MARINHA GRANDE Celebramos a paixão pelos livros do Mestre Joaquim Correia com uma Visita Encenada no museu com o mesmo nome.

Enquanto preparamos as próximas estreias do nosso percurso, conheça os espetáculos que ficaram pelo caminho.

Missão


Produzir e implementar ações de excelência no âmbito das artes cénicas, capazes de proporcionar experiências de impacto e viabilizar o encontro entre o teatro e públicos com acesso limitado à cultura.

Visão


Ser uma Companhia de teatro de referência na região centro e Portugal, por criar e proporcionar espetáculos teatrais inovadores e criativos.

Valores



Empatia - olhar atento ao outro e às múltiplas realidades sociais.
Diversidade - ver a riqueza de pluralidade como fonte importante de criatividade.
Paixão - entregar afeto para fazer bem feito.
Ética e transparência - partilhar resultados de forma ética e transparente.