build a website for free

O Teatro ajuda a desenvolver uma série de competências: melhora a concentração, ajuda com a timidez, incentiva a socialização, promove o trabalho em equipa... bem, já perceberam. Se sempre tiveram curiosidade em experimentar ou gostavam de aprender mais sobre teatro e expressão dramática, porque não inscreverem-se na nossa oficina? 

Oficina Júnior

[a partir dos 6 anos]

Já vamos na terceira edição das oficinas júnior com resultados muito positivos. De conteúdos adaptados à faixa etária, em aulas semanais de 90 minutos que acontecem no auditório da ACR Comeira, a boa disposição está sempre garantida!

O objetivo final é um só: criar de raiz um espetáculo incrível, à séria, do texto às personagens, para que os nossos pequenos grandes artistas possam experimentar e saber como é isto de fazer Teatro.

Oficina de Adultos

[a partir dos 17 anos]

Adaptamos os conteúdos às necessidades dos participantes para um experiência verdadeiramente enriquecedora: seja trabalhar a capacidade de falar em público, diminuir a timidez ou simplesmente experimentar uma atividade diferente. São 90 minutos de diversão, perfeitos para descomprimir e recarregar baterias.

Os encontros são semanais na ACR Comeira.
Juntem-se a nós, todos são bem-vindos!

Oficina à Solta (no Museu)

Para além das Oficinas de Teatro que acontecem de forma contínua, também desenvolvemos Oficinas pontuais, criadas para épocas específicas (como as férias de Natal ou da Páscoa, por exemplo) ou locais específicos (como escolas ou museus). É um formato mais compacto mas com os objetivos de sempre: proporcionar aos participantes a experiência de construir, interpretar e apresentar o seu próprio espetáculo de teatro. E que grupos incríveis temos encontrado!...

Material de apoio escolar

Precisa de ideias para preparar a próxima aula?
Nem sempre é fácil preparar uma aula de expressão artística. Para facilitar o trabalho dos professores, deixamos aqui um conjunto de exercícios que podem ser implementados em contexto escolar e que temos todo o gosto em partilhar. Afinal, o Teatro deve ser para todos, não é?

Projeto À DESCOBERTA DAS 4 CIDADES - 2023


Um dos focos do Teatro à Solta é o da formação de públicos e não há sítio melhor para fazê-lo do que junto do público escolar.
É por isso que nos orgulhamos de trabalhar diretamente com as escolas na criação e acompanhamento de projetos teatrais dos pequenos grandes artistas locais.

O projeto 4 Cidades junta as 4 cidades irmãs do Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António: trata-se de um projeto inter-escolar que pretende dar oportunidade a todas as crianças do 1º Ciclo de conhecerem as 4 Cidades, geográfica, gastronomica e culturalmente. Em 2023, os alunos do 4º ano da EB da Comeira pediram ajuda ao Teatro à Solta para criar um espetáculo que reratasse a história da Marinha Grande, e foi assim que nasceu o espetáculo "História(s) da Marinha Grande", sobre lendas, histórias e figuras da cidade.

Com texto criado a partir de conteúdos recolhidos pelos alunos com coordenação da professora Zélia, cenário desenhado por eles e adereços criados pela incansável D. Fernanda, durante 3 meses ensaiámos para este projeto e não podíamos estar mais orgulhosos dos nossos pequenos grandes atores!

Como parceiros do PNA - Plano Nacional das Artes, abraçamos vários projetos académicos e nunca dizemos que não a um desafio proposto pelas escolas. Acreditamos que o acesso e fruição da cultura é crucial no desenvolvimento pessoal e vamos continuar, orgulhosamente, a fazer a nossa parte!