build a website for free

TEATRO PEDAGÓGICO

Mobirise

Na Língua de Camões

[metas curriculares do 3ºciclo e Secundário | Público Geral]

Sinopse

Provavelmente a obra mais conhecida de Luís Vaz de Camões, o poema épico “Lusíadas” é considerado a epopeia portuguesa por excelência. Os dez cantos que o compõem descrevem a viagem de Vasco da Gama na descoberta do caminho marítimo para a Índia, durante a qual se vão descrevendo outros episódios da História de Portugal, glorificando o povo português. Claro que não podíamos contar esta história sem lhe dar o nosso "toque especial" (leia-se comédia com fartura!): esta é uma adaptação ímpar que enaltece o "ser português", planeada para que se o público se divirta... muito!

Ficha Técnica

Inspirado na epopeia de Luís Vaz de Camões
Duração: 70 minutos
Classificação: M 12
Dramaturgia: Suzanna Rodrigues
Encenação: Cristóvão Carvalheiro
Interpretação: Cristóvão Carvalheiro, Marco Paiva, Jaqueline Figueiredo & Tânia Catarino
Música Original: Teatro à Solta
Cenografia: Miguel Tepes
Adereços: Albano Alves
Figurinos: Cristina Ferreira
Fotografia: Carolina Miguel

REQUISITOS TÉCNICOS
Espaço: INTERIOR 6 x 6 metros
Som: disponibilizado pela companhia  
Equipa: 4 atores

"Os Lusíadas" é a obra incontornável que todo o português leu (e se não leu, devia ter lido). Tem comédia, tragédia, aventura e uma história riquíssima - que é a nossa. Também tem palavras difíceis, expressões e figuras de estilo confusas e escrita em verso e, talvez por isso, muitos dos alunos do 3º ciclo e 

secundário fazem batota e lêem apenas os resumos ... o que é uma pena! Agora imagine que alguém subia com a obra a palco, ilustrando os cantos de Luís de Camões. As personagens ganhavam vida, essa vida, sentido e a vontade de (re)ler a obra multiplicava-se. Vamos a isso? 

Mobirise
Mobirise

Outros formatos!

Teatro que é teatro quer-se num palco com o público sentado confortavelmente a assistir aos atores em cena, mas sabemos que esta solução nem sempre é viável. Como nem queremos pensar na hipótese de não haver teatro, temos três formatos de apresentação possível: a convencional, a digital em direto e a digital diferida.


"A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes."
Oscar Wilde

  • PEDAGÓGICO - Mais do que criar um espetáculo apelativo e divertido para os mais novos, importa que seja educativo e que os alunos aprendam no meio das gargalhadas. Criamos espetáculos para ajudar na análise das obras e incentivar o gosto pela leitura, porque o Teatro pode ser o que quisermos que seja.
  • PRÁTICO - O Teatro não está sempre acessível, não chega sempre a todo o lado, não está sempre disponível ao público... mas devia. Por isso, apostamos em cenários portáteis e espetáculos com necessidades técnicas mais simples para podermos representar em qualquer lado. Se há espaço, há Teatro (à Solta!).
  • SIMPLES - Para agendar a nossa visita, só precisa de entrar em contacto connosco, escolher o espetáculo, formato e data de apresentação e no dia e hora marcada, lá estaremos. Estamos sempre disponíveis, para esclarecer dúvidas, responder a questões... ou beber um cafezinho! 

Contactos

[e] teatro@teatroasolta.pt     
[t] +351 91 011 59 79