bootstrap responsive templates

TEATRO PEDAGÓGICO

Mobirise

Gaitas, Mantas e Chouriças

[metas curriculares do 5º ano | Teatro para a Infância, 3 - 12 anos]

Sinopse

Neste Tribunal de Contos, todas as histórias passam pelo martelo da juíza: seja o caso do vendedor que viu toda a sua loiça partida por causa de um gaiteiro mágico, seja a de uma mulher injustiçada pelos irmãos ao herdar uma manta, seja o caso de um fidalgo convicto de que fora roubado por um camponês... no dia em que choveram chouriças. Inspirado em lendas tradicionais portuguesas, não temos a certeza de quem tem razão; o que sabemos, sim, é que neste espetáculo as gargalhadas estão garantidas - dos mais novos aos mais crescidos!

Ficha Técnica

Criação coletiva a partir de lendas
Duração: 50 minutos
Classificação: M 3
Dramaturgia: Suzanna Rodrigues
Encenação: Cristóvão Carvalheiro
Interpretação: Tânia Catarino, Jaqueline Figueiredo, Marco Paiva & Cristovão Carvalheiro
Cenografia: Miguel Tepes
Ilustrações: Sara Allen
Figurinos: Cristina Ferreira

REQUISITOS TÉCNICOS
Espaço: INTERIOR 5 x 6 metros
Som: disponibilizado pela companhia  
Equipa: 4 atores

"A Gaita Mágica", "Os Três Irmãos" e "O Dia em que Choveram Chouriças" são as três lendas das metas curriculares do 5º ano que servem de mote à criação deste espetáculo, capaz de simultaneamente deliciar as crianças mais pequenas do pré-escolar e auxiliar na análise e compreensão da obra pelos alunos do 2º ciclo.

Nesta faixa etária, a nossa preocupação é o incentivo à leitura e a compreensão dos conteúdos propostos pelo/a docente, para quem queremos ser uma ferramenta, sem descurar a fruição cultural do espetáculo (pelos alunos e pelos professores). Aprender pode (e deve!) ser divertido e é essa a nossa prioridade quando levamos o Teatro à escola!

Mobirise

Outros formatos

Teatro que é teatro quer-se num palco com o público sentado confortavelmente a assistir aos atores em cena, mas sabemos que esta solução nem sempre é viável. Como nem queremos pensar na hipótese de não haver teatro, temos três formatos de apresentação possível: a convencional, a digital em direto e a digital diferida.


"A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes."
Oscar Wilde

  • PEDAGÓGICO - Mais do que criar um espetáculo apelativo e divertido para os mais novos, importa que seja educativo e que os alunos aprendam no meio das gargalhadas. Criamos espetáculos para ajudar na análise das obras e incentivar o gosto pela leitura, porque o Teatro pode ser o que quisermos que seja.
  • PRÁTICO - O Teatro não está sempre acessível, não chega sempre a todo o lado, não está sempre disponível ao público... mas devia. Por isso, apostamos em cenários portáteis e espetáculos com necessidades técnicas mais simples para podermos representar em qualquer lado. Se há espaço, há Teatro (à Solta!).
  • SIMPLES - Para agendar a nossa visita, só precisa de entrar em contacto connosco, escolher o espetáculo, formato e data de apresentação e no dia e hora marcada, lá estaremos. Estamos sempre disponíveis, para esclarecer dúvidas, responder a questões... ou beber um cafezinho! 

Contactos

[e] teatro@teatroasolta.pt     
[t] +351 91 011 59 79